A primeira grande luta que o DCE irá pautar nesta primeira gestão é por um Restaurante Acadêmico gratuito.
Quase todas as universidades federais já contam com um RU a um preço acessível, mas sabemos que a realidade dos Institutos Federais no Brasil inteiro é um pouco mais dura para nós, estudantes.
Como se a falta de um restaurante acadêmico não fosse um problema suficientemente grande, os preços de tudo na cantina interna do IFRS – Campus Canoas ainda são um absurdo.
Atualmente, o almoço custa 23 reais. Para os professores e para os outros servidores do campus, esse valor pode não fazer uma grande diferença no fim do mês, mas para a maioria de nós, estudantes, é impossível separar mais de 500 reais por mês apenas para nos alimentarmos.
Somando a isso o valor que um estudante do campus precisa gastar de passagens no transporte “público”, a permanência dos discentes no campus corre risco, e ninguém parece se importar de fato com isso.
Os Institutos Federais se orgulham de oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade, mas esse ensino não parece tão gratuito assim quando é necessário gastar mais de mil reais por mês para poder se locomover e se alimentar no campus.
Considerando isso, a diretoria do DCE está organizando um abaixo-assinado com todos os estudantes do campus, tanto do ensino superior quanto do médio, para pressionar a direção e a reitoria e quem mais possa ser responsável pela instalação de um Restaurante Acadêmico no nosso campus.
Procure um membro do DCE e peça para participar do abaixo-assinado!
Publicar comentário